O
mais curioso nos aspectos superiores da consciência é a notável ausência de um
maestro antes de a execução ter início, embora surja um regente conforme a
execução acontece. Para todos os efeitos, o maestro passa então a reger a
orquestra, ainda que a execução tenha
criado o maestro — o self —, e não o contrário. — Antônio Damásio.
2.
Paro de repente, sem pensar. Vejo o mato
pardo e seco do pó levantado pelos carros aderido às plantas, ao mato, às árvores.
Mais além, uma viçosa roça de fumo num terreno bojudo com uma pessoa de chapéu
no meio. Vejo a estrada estreita, postes de madeira vergados com fiação desgrenhada,
alguns tão oblíquos que causam mal-estar. A irrupção súbita de um caminhão
arrasta uma nuvem de poeira fazendo a visibilidade desaparecer por alguns
segundos.
3.
Quando, comigo mesmo, avento a
possibilidade consciente de evocar algo da memória, algo aleatório – penso, vou
lembrar algo esquisito agora – surge espontaneamente um leque mais ou menos
curto de opções na mente. Nesse instante uma pré-escolha já foi executada, não
por mim. A minha mente fornece opções. Como poderia o eu-consciente buscar por
algo catalogado por uma subjetividade que de repente já é outra?
4.
Ligo o carro e sigo em frente, sigo
procurando um lugar adequado para mijar. A estrada de chão é infestada de
curvas e buracos e mantenho os vidros fechados apesar do calor.
5.
Decido: eu quero me lembrar de uma coisa
esquisita e por aí meu poder de decisão fica limitado. Pode, também, esse
limite valer para o meu próprio poder de decisão inicial? Quem, afinal, decidiu
o quê?
6.
O que me vem à cabeça enquanto dirijo
tem a mesma linearidade de um sonho, quase a mesma autonomia. Tudo se vem e se
vai sem meu consentimento. Sou muito mais expectador.
6.1.
Ideias e lembranças que mexem com o meu
humor e que depois de lembradas talvez persistam por trás das cortinas, o que
as desencadeia, o formato de uma nuvem, a disposição com que se revolve a poeira
observada pelo retrovisor, uma reação química no cérebro?
6.1.2
Déjà-vus não percebidos?
7.
Chegando à cidade, compro lixo em embalagem colorida ou,
como alguns gostam de dizer, macarrão instantâneo. Pego também algumas cervejas
e vejo alguém acenar da fila de um dos caixas quase na outra ponta do mercado.
É um conhecido. Receptivo e otimista, ele chega a melhorar o meu humor pelo
tempo de uma convoluta baforada de cigarro. Enquanto a caixa passa os produtos
dele conversamos qualquer coisa dessas que as pessoas conversam quando se
encontram numa fila de mercado. Ele pergunta se estou a pé, se quero uma carona.
Agradeço e por cortesia protocolar dizemos que temos de combinar um jantar ou
um churrasco. Coisas dessas que sempre se diz e nunca se faz, mas se continua a
dizer.
8.
Fico um tempo no estacionamento do
mercado mexendo no celular. Leio anotações catadas a esmo, estocadas para
servirem de lembrete ou por algum motivo que me é desconhecido no momento em
que as leio. A primeira delas é o título de uma revista pornográfica em que
bati os olhos na banca, e anotei pela graça: sentando na ripa; a segunda:
bancorbras; a terceira: realismo histérico; quarta: rembetika music; quinta:
locus gênico; sexta: documentário Bob Marley; sétima: domesticação do
pensamento: ir contra. Oitava:
O fim. O começo
9.
Anoto um fragmento incompleto com a
intenção de que a mente concatene tudo e forme o raciocínio inteiro no momento
da releitura; mas o momento da releitura é outro, as condições e o estado das
ideias são diversos. O fragmento acaba por parecer algo intrigante e até
indecifrável, quem sabe escrito por outro. Assim, arruma novos meios e
diferentes atribuições de significado.
10.
Por meio segundo pressinto ter um
insight brilhante: penso nas pessoas também como fragmentos – fragmentos
provisórios de sentimentos e afetos, em vários matizes, de referências,
misturadas, desconhecidas, incompletas, de desejos, irracionais e
influenciáveis, de esperanças, que vêm e vão e fazem e se desfazem, penso nas
pessoas como um compêndio dialético de pulsões que se alternam. Dura apenas
meio segundo, logo subestimo tudo.
11.
Lembro de um trecho do Gonçalo relido
mais cedo: “Se o pensar agora é igual ao pensado, então tal não é pensar, é
imitar. ‘Tu não pensas, imitas’. Eis um insulto desagradável.”
12.
Bato na porta com o nó dos dedos
indicador e médio pela segunda vez. Eu sei que há alguém em casa e sei que esse
alguém está a par da minha presença. A madeira da porta é trabalhada, um
círculo central pequeno se irradiando em círculos maiores como as espirais de
uma pedra atirada nas águas de um lago calmo.
Me concentro no olho mágico e bato pela terceira vez, agora mais forte.
Os dizeres “bem-vindo” no capacho indiferentes a quem chega, de ponta cabeça,
talvez dando as boas vindas a quem sai de dentro para fora: bem-vindo à rua.
13.
Aproximando-se de Nietzsche (que
antecipa o inconsciente freudiano), a consciência é um subproduto ínfimo da
psique. Há quem utilize uma metáfora que explicaria isso melhor: a psique, o
todo do que corre por nossa cabeça, é como o mar. Já o que vem à consciência é
apenas o foco de luz de um farol iluminando esse mar. Isto é, a consciência
seria aquela circunferência iluminada a cada instante, uma bola de luz
clareando um recorte do mar. Reconheceríamos, portanto, esse recorte, prescindo
do resto do oceano, que seria iluminado apenas na medida em que o feixe de luz
incidisse sobre ele.
13.1
Quem movimentaria o farol, no entanto?
Se somos a consciência que reconhece o
local iluminado; poderíamos ser também o faroleiro, aquele que decide o ponto a
iluminar?
13.2
Diz o Antônio Damásio, em O Cérebro Criou o Homem: “A mente
é um resultado muito natural da evolução e, em vasta medida, é não consciente,
interna e não revelada. Vem a ser conhecida graças à exígua janela da
consciência. É precisamente meu modo de pensar.”
15.
Desisto da porta e volto ao carro. Escurece. Sigo em direção ao norte
onde relâmpagos mudos racham o céu. Escancaro as quatro janelas e um vento
morno invade até meu cérebro, ao som da crepitância dos pneus no asfalto
grosseiro em construção.
16.
A que direções estamos sujeitos? Talvez a poucas. As
construções de moldes, diretrizes, visões, sonhos, manipulações éticas, algo
como uma homeostase sociocultural para equilíbrio dos seres dentro de
determinados parâmetros, pode tornar tudo bem mais previsível.
17.
Constatações de extraordinárias possibilidades latentes
podem ficar apenas nas constatações. É quando a existência ou o pressentimento
de uma potência é o suficiente, quando a masturbação substitui o sexo ou a
ideia do sexo basta.
18.
Uma carreata de ciganos conflui lentamente para uma estrada
marginal de terra à direita da pista. Sinto várias atmosferas de ocasiões já
vividas, sinto essas atmosferas mais próximas, que paradoxo, mais próximas do
que quando as vivi e elas se entrecortam e se esbarram e paro o carro e vejo os
ciganos em carros velhos com os faróis de alerta piscando as atmosferas
pululando na minha cabeça as ceias de natal os dias de carnaval as tardes
solitárias deitado no tapete do quarto ouvindo músicas e a certeza de que algo
grande iria acontecer no futuro e o cheiro salgado do mar nos dias de sol e nos
dias em que trabalhava numa sala abafada longe do mar sonhando com o mar e os
ciganos descendo dos carros e gesticulando na minha direção umas bolhas que
mesclam o primeiro beijo com a imagem de uma surra que deixou marcas de cinto nas
pernas e a morte vista de perto um parente num caixão com moedas de vinte e
cinco centavos sobre os olhos para mantê-los fechados os sonhos com aquilo o pó
em câmera lenta cruzando um feixe de sol
no meio de uma tarde preguiçosa e o baile de debutantes quando dois ciganos se
aproximam e um deles dá boa noite e diz pra eu sair do carro e eu saio e eles
começam a rir e umas mulheres gritam da carreata e os dois ciganos mandam eu
virar de costas e eu viro de frente pra janela traseira do carro e vejo as sacolas
compradas no mercado através dos vidros abertos as cervejas a comida onde tu
pensa que vai dizem e riem e as mulheres da carreata gritam e eu me viro do
nada e olho pros dois.
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